Odebrecht Transport

Governança Corporativa e Conformidade Práticas baseadas em princípios que privilegiam o crescimento sustentável e responsável

É compromisso da Odebrecht TransPort atuar com ética, integridade e transparência, em conformidade com as melhores práticas de gestão do mercado e com as leis aplicáveis. O comprometimento está formalizado na Política sobre Conformidade, aprovada em novembro de 2016 pelo Conselho de Administração, e no desenvolvimento de um conjunto de ações para consolidar um robusto e efetivo Sistema de Conformidade.

A Odebrecht TransPort opera de forma segregada e descentralizada, com independência da Odebrecht S.A. e dos demais negócios do Grupo Odebrecht. Da mesma forma, cada empresa investida da Odebrecht TransPort tem sua governança e operação independentes.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Odebrecht TransPort é composto por até onze membros e respectivos suplentes, sendo um presidente e um vice-presidente, eleitos pela Assembleia Geral dos Acionistas, com mandato unificado de um ano, sendo permitida a reeleição. A presença de membros independentes promove a diversidade e reforça a transparência e a capacidade de autonomia de julgamento do Conselho de Administração. O conceito de independência segue as definições do regulamento do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e os termos do Acordo de Acionistas da Odebrecht TransPort.

O Conselho é formado por nove conselheiros titulares, sendo dois conselheiros independentes e três representantes de sócios, todos brasileiros, sendo duas mulheres.

O Conselho de Administração atua sob regulação de regimento de funcionamento específico, toma decisões e acompanha os negócios, visando sempre o melhor interesse da companhia e de seus acionistas. As reuniões ordinárias do Conselho ocorrem mensalmente.

Presidente
Luciano Nitrini Guidolin

Conselheiros
André Amaro da Silveira
Mônica Bahia Odebrecht
Marcela Aparecida Drehmer Andrade
Marcelo Campos Prata
Flavio Eduardo Arakaki
Rodrigo Gomes Coelho
José Guimarães Monforte
João Cox Neto

Diretoria
Coloca em prática a estratégia de negócios e ações necessárias ao bom funcionamento da companhia. A Diretoria pode ser composta de, no mínimo, três e, no máximo, nove membros, sendo um Líder de Negócio (Diretor-presidente) a os demais Diretores sem designação específica, eleitos pelo Conselho de Administração. Atualmente*, a Diretoria é composta por três membros.

Juliana Baiardi
Diretora-presidente

Marcelo Felberg
Diretor

Rodrigo Veloso
Diretor

*2017

Comitês

São consultivos, compostos por conselheiros indicados pelo Conselho de Administração.

FinalidadeComposiçãoReuniões
Comitê de
Partes Relacionadas
Avalia transações e relações comerciais entre a companhia e suas partes relacionadas.Três membrosSempre que necessário
Comitê de
Pessoas e Organização
Trata de questões relacionadas aos integrantes, tais como saúde, segurança, meio ambiente e programas de previdência privada.Três membrosQuatro reuniões ordinárias. Reuniões extraordinárias quando necessário
Comitê Financeiro
e de Investimentos
Acompanha as políticas relacionadas ao tema financeiro, de seguros e garantias, gestão de riscos financeiros, resultados anuais, e avalia e acompanha os projetos de investimentos.Quatro membrosSeis reuniões ordinárias, com periodicidade mensal. Reuniões extraordinárias, quando necessário
Comitê de
Conformidade
Criado em 2016, apoia no compromisso de uma atuação ética, íntegra e transparente, segundo as melhores práticas mundiais e as leis aplicáveis.Três membrosSeis reuniões ordinárias, com periodicidade bimestral. Reuniões extraordinárias, quando necessário

Portal da Governança

Canal eletrônico exclusivo para os conselheiros, para tornar a comunicação mais ágil e eficiente. De acesso restrito, reúne, para consulta, atas, demonstrações financeiras, materiais informativos diversos e documentos de deliberação no âmbito do Conselho de Administração e dos Comitês.