Odebrecht Transport

Desempenho social

Integrantes Capacitação, satisfação e motivação

O maior valor da Odebrecht TransPort está em seus Integrantes. São eles que detêm as ferramentas técnicas e comportamentais necessárias ao crescimento sustentável da Empresa. Essa concepção filosófica tem como base a TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht), na qual a valorização do ser humano e seu desejo de crescer com os desafios profissionais e alcançar novos horizontes na vida e na carreira são pilares fundamentais.

Em dezembro de 2016, a Odebrecht TransPort e suas Empresas empregavam 9.868 pessoas, entre próprios e terceirizados, assim distribuídos:

Número de
Integrantes (2016)

Por contrato de
trabalho e tipo de emprego*

Compromisso com os integrantes

Diversidade

Buscamos a igualdade no ambiente de trabalho, respeitando as diferenças e incentivando a inclusão. Conforme prevê nossa Política sobre Conformidade, não é admitido qualquer preconceito ou discriminação, seja em razão de raça, cor, religião, orientação sexual, classe social, estado civil, deficiência física ou outras características pessoais.

Apesar da evolução em relação aos anos anteriores, as mulheres continuam sendo minoria em todas as funções, ocupando 23% dos cargos estratégicos de liderança e 34% das posições táticas, que consideram funções operacionais, técnicas e administrativas.

Pela natureza dos negócios, a maior diferença é registrada em cargos operacionais e técnicos, em que 66% são homens.

66%

são homens e

34%

mulheres

Por função

Integrantes próprios por gênero (2016)

Média salarial (R$)

Foi registrada uma diferença de aproximadamente 26% entre a remuneração média de homens e mulheres.

Proporção de salário entre mulheres e homens por função (R$)

134

Saíram de licença maternidade

120

Retornaram ao trabalho

Nas movimentações por licença-maternidade, a taxa de retorno ao trabalho foi de 89%

Desenvolvimento de Pessoas

Os Integrantes são a base sustentável para o crescimento da empresa, por isso, o incentivo ao desenvolvimento por meio da Educação pelo e para o Trabalho é condição essencial para o avanço dos negócios. Há programas internos próprios para jovens e lideranças.

Programa de Estágio e Estágio de Férias

A Odebrecht TransPort incentiva suas Empresas a criar oportunidades para que jovens estudantes pratiquem o aprendizado obtido nas universidades e tenham contato com profissionais experientes. Foram 632 inscritos e 17 selecionados para os programas do RIOgaleão, Rota das Bandeiras e Embraport.

Jovem Parceiro

Programa mantido com o Grupo Odebrecht para início de carreira de jovens universitários recém-formados. O Jovem Parceiro (www.jovemparceiro.com.br) é composto de dois módulos:

  • Introdução à Cultura – oferece aos jovens uma visão geral do Grupo Odebrecht e incentiva-os a conhecer, entender, incorporar e praticar a Tecnologia Empresarial Odebrecht. Foram três encontros de dois dias cada, com 10 participantes.
  • Jovem Investidor – apresenta a multidisciplinariedade da Odebrecht TransPort nas fases de conquista, execução e operação dos nossos Ativos. Foram 11 dias de atividades, com 21 participantes.

Programa de Formação de Líderes

Capacita e aprimora líderes em competências essenciais da liderança. Oferece ferramentas que podem ser aplicadas no dia a dia e auxiliam no planejamento, obtenção de resultados e acompanhamento de suas equipes. Em 2016, 25 gerentes e coordenadores participaram do programa, com carga horária de 72 horas.

Programa de Desenvolvimento de Carreira

Como parte do Programa de Desenvolvimento de Carreira, os Integrantes da holding Odebrecht TransPort participaram da aplicação do PI (Predictive Index) – ferramenta de autoconhecimento utilizada no ambiente de trabalho para indicadores de comportamento.

Em 2016, as empresas da Odebrecht TransPort realizaram 150 treinamentos e palestras que contaram com 6.490 participantes e 684 horas dedicadas à capacitação profissional.

Valorização interna

16%

das novas oportunidades nas empresas da Odebrecht TransPort foram preenchidas internamente

1.384

Vagas abertas

220

Vagas preenchidas internamente

Prêmios

Melhores Empresas do Brasil em Gestão de Pessoas - Valor Econômico

Embraport - 5ª posição (categoria 501 a 1.000 pessoas)

10 Melhores Empresas para se Trabalhar em Pernambuco – Great Places to Work

Rota do Atlântico – 7ª colocação

Excelência no Atendimento

Para que os milhares de passageiros do trem do Rio tenham uma experiência positiva, todos os 1.907 Integrantes e terceiros da SuperVia, que mantêm contato direto com o público externo, participaram de um treinamento sobre postura, abordagem, fidelização e gerenciamento de problemas. Foram realizadas 77 turmas, com 4 horas de duração cada.

O RIOgaleão quer inspirar seus passageiros, por isso, todos os Integrantes são incentivados a colocar em prática o Espírito de Servir. Em 2016, 167 líderes participaram de encontros de aprofundamento sobre a missão e os valores da empresa, conformidade e padrão de atendimento. Outros 71 Integrantes que têm contato direto com o público foram treinados em técnicas de relacionamento com o cliente. A palestra sobre “Servir e Encantar o Cliente” teve 1.400 participantes.

Avaliação de Desempenho

Líder e Liderado planejam e pactuam as metas do ano em um Programa de Ação (PA). O desempenho é acompanhado ao longo do período e, se necessário, novos direcionamentos são feitos. O alcance dos resultados é checado anualmente. O PA é individual e requisito para recebimento da remuneração variável, que é atrelada ao nível de cumprimento dos objetivos e adesão aos valores da empresa.

Esse é o Ciclo do PAAJ (Planejar, Acompanhar, Avaliar e Julgar), que é registrado no Conexão, um sistema interno on-line da Odebrecht TransPort.

Conhecimento

Troca de experiências

A Rota das Bandeiras realizou seis seminários sobre administração, segurança, cultura organizacional e aspectos comportamentais.

Participaram

932

Integrantes do setor administrativo e que atuam diretamente na operação

Prêmio Destaque

Iniciativa do Grupo Odebrecht para o reconhecimento e disseminação de boas práticas entre os Negócios, validando o aprendizado dos Integrantes. Concedido anualmente desde 1992, o prêmio reforça a cultura empresarial e estimula a criatividade, produtividade, inovação e busca pelo conhecimento.

Em 2016, a Odebrecht TransPort teve 31 trabalhos inscritos, de 111 Integrantes. O projeto conduzido pelo RIOgaleão para consolidar a nova marca e dar visibilidade à transformação do Aeroporto Internacional Tom Jobim durante os jogos Rio 2016 foi o vencedor na categoria Imagem.

CategoriasTrabalhos inscritosIntegrantes autores
Inovação1351
Imagem520
Reutilização do Conhecimento310
Meio Ambiente39
Saúde e Segurança do Trabalho39
Jovens Integrantes26
Relações com Comunidades26

Comunicação Interna

Para informar e envolver os Integrantes, são mantidos canais de comunicação com conteúdo exclusivo ao público interno. A TV Odebrecht é um canal corporativo atualizado diariamente com notícias sobre todos os Negócios do Grupo e mensagens da TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht). O boletim eletrônico Acesso da Odebrecht TransPort tem periodicidade quinzenal e divulga as melhores práticas nas operações e artigos assinados pelas lideranças. Mais de 2,8 mil pessoas são impactadas. Em 2016, a média de visualizações por edição foi de 436.

Canais digitais como blogue, intranet e grupos em redes sociais são utilizados para integrar equipes que atuam em locais geograficamente dispersos. Boletins impressos são elaborados pela Rota das Bandeiras, Rota do Oeste, Rota dos Coqueiros, SuperVia e Embraport.

Voluntários

Incentivar a participação dos Integrantes em ações voluntárias ajuda a intensificar a relação com as comunidades e a enraizar os valores da empresa. Em 2016, a Embraport organizou 20 iniciativas com a participação de 350 Integrantes, responsáveis por cerca de duas mil horas de voluntariado. Entre os trabalhos, estão arrecadação de cestas básicas, mutirão de limpeza, reparos em instituições de caridade e acolhimento a moradores de rua.

Legislação Trabalhista

A Odebrecht TransPort e suas empresas atuam com respeito à legislação vigente em todas as localidades onde opera. Essa atuação se materializa, inclusive, na liberdade sindical e na concessão de benefícios, alguns adicionais à legislação.

Acordos Coletivos

A Odebrecht TransPort respeita a liberdade de associação, a negociação e a sindicalização dos empregados e os direitos sindicais por meio de acordo coletivo. A discriminação em virtude da sindicalização é intolerável.

Os acordos coletivos da Odebrecht TransPort são firmados com os seguintes sindicatos:

  • Fenecrep – Federação Nacional dos Empregados nas Empresas Concessionárias do Ramo de Rodovias Públicas, Estradas em Geral e Pedágios
  • Sindecrep (SP/PR) – Sindicato dos Empregados nas Empresas Concessionárias no Ramo de Rodovias e Estradas em Geral do Estado de São Paulo/do Estado do Paraná
  • Sina – Sindicato Nacional dos Empregados em Empresas Administradores de Aeroportos
  • Arrumadores – Sindicato dos arrumadores portuários avulsos em capatazia e no comércio armazenador no Estado de Pernambuco
  • Sindage – Sindicato dos Auxiliares de Administração de Armazéns Gerais do Estado do Pernambuco
  • Sindtrages – Sindicato dos trabalhadores com vínculo empregatício e trabalhadores avulsos nos armazéns gerais, comércio de café em geral e importação e exportação no Estado do Espírito Santo
  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Rio de Janeiro

Em 2016, 100% dos Integrantes foram abrangidos por acordos de negociação coletiva

Benefícios

A política de remuneração da Odebrecht TransPort segue critérios equivalentes às práticas do mercado. Os Integrantes recebem auxílio alimentação e transporte, seguro de vida, assistências médica e odontológica, e participação nos lucros e resultados.

Todos os profissionais são incentivados a planejar a aposentadoria e o período pós-carreira. Para isso, a Odebrecht Previdência (Odeprev), empresa auxiliar do Grupo Odebrecht, oferece o Bem pro Bolso, programa de educação financeira e previdenciária, disponível no site www.bemprobolso.com.br

Em dezembro de 2016, participavam do Plano Odeprev 1.170 Integrantes, estruturado na modalidade de Contribuição Definida, na qual o valor do benefício decorrerá sempre do saldo acumulado na conta do participante. Essa conta individual é constituída pelas contribuições do Integrante, que variam de 1% a 12% do salário-base, e pelas contrapartidas da empresa patrocinadora.